arquivo
biblioteca

Alfredo Tinoco

Desde a sua fundação, tem vindo a desenvolver, como atividade principal, estudos científicos em áreas diversas que têm visado a preservação da memória e a dinamização do território.

Ciente da importância da promoção do conhecimento e da cultura, o CECHAP resolveu criar o Arquivo-Biblioteca para colocar à disposição do público a consulta de bibliografia, documentos e outros elementos resultantes da sua actividade, bem como dos projectos que tem vindo a desenvolver.

Designado como Arquivo-Biblioteca Alfredo Tinoco presta homenagem
 a este intelectual e ilustre professor, grande entusiasta de Vila Viçosa e do seu património.

O Arquivo–Biblioteca é maioritariamente especializado em matérias como a cultura, a história, as artes e o património, sendo o seu fundo constituído em parte por doações de entidades públicas e privadas.

Esta unidade visa prosseguir uma política de democratização de acesso ao conhecimento e à cultura, prestando um serviço público de qualidade em permanente adaptação às necessidades dos seus utilizadores.

Endereço: 
Largo D. João IV, nº 40-A, Vila Viçosa

Horário de Funcionamento
Dias Úteis das 10h-13h / 14h-18h

A consulta é gratuita, não dispensando a leitura do Regulamento de funcionamento.

Regulamento da Biblioteca – Arquivo

Fundos Bibliográficos e Arquivísticos:

– Fundo Geral 
Composto por documentos e monografias várias, bem como por produções do Centro de Estudo.

– Fundo Literário (a disponibilizar em breve)
Integra obras de literatura generalista, novelística, romance, auto-ajuda e generalidades biográficas e históricas.

– Fundo do extinto Cevalor 
Resultante da salvaguarda do espólio documental (bibliografia, estudos, imprensa, cartografia) do  Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais (Cevalor), que se encontrava em Borba e que veio a declarar insolvência em 2016.

– Fundo fotográfico (a disponibilizar em breve)
Levantamento de imagens, particularmente especializadas na paisagem, exploração, transformação, aplicação e arte dos mármores e sua indústria.

Doações de espólio bibliográfico e documental
O Centro de Estudos CECHAP, encontra-se disponível para recepcionar e receber doações de obras e outros documentos a partir de entidades públicas e privadas, colectivas e individuais.

Se possui documentação histórica, social, livros e outros artigos do género que não desejem manter, contacte o Centro de Estudos para uma possível doação, através de:

geral@cechap.com

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu