O CECHAP desenvolve, desde 2011, o projecto Callipoartes, um trabalho de recolha de informação que visa compilar um acervo documental sobre a história de Vila Viçosa e das suas gentes.

A importância que a localidade granjeou no panorama nacional e o destaque que merecem muitos dos naturais do concelho ou aqueles que adoptaram o mesmo para residência justificam a criação do projecto Callipoartes.

Este assume-se como uma prioridade pela sua relevância histórica, mas também sociológica e antropológica para o estudo daquela comunidade específica.

Tratando-se de uma localidade no interior do país, a importância do projecto ganha maior relevo tornando-se ainda mais pertinente a sua criação.

O Callipoartes constitui-se, assim, como um dos instrumentos fundamentais para o cumprimento dos objectivos essenciais à actividade do CECHAP.

A investigação, a análise e interpretação e posterior tratamento e divulgação de testemunhos relevantes para a identidade das comunidades são alguns desses instrumentos.

Os contributos específicos deste projecto permitem também construir e transmitir a memória colectiva local.

Ao mesmo tempo, correspondem aos novos desafios e exigências da investigação e da arquivística.

O projecto desempenha ainda um importante papel na educação histórica e patrimonial, não apenas da comunidade local, mas também da sociedade em geral.

Projectos-CECHAP-Callipoartes_500x250

A Missão

A sustentabilidade futura deste projecto passará pela criação de um Centro de Documentação Digital.

A finalidade será a disponibilização à comunidade dos resultados do trabalho de pesquisa, recolha e tratamento da informação.

A missão do projecto não está, no entanto, limitada à recolha e tratamento da informação para disponibilização.

O CECHAP vai também chamar a si a responsabilidade de promover actividades que contribuam para difundir a memória da vida e obra destas personalidades.

Procura, dessa forma, ser um agente activo na recuperação e no reconhecimento dos mesmos.

Os contributos recolhidos no âmbito do Callipoartes serão também importantes enquanto elementos complementares dos conteúdos de outros projectos.

Neste aspecto, destacam-se o Património e História da Indústria do Mármore e a Rota do Mármore AE, promovidos pelo CECHAP.

ACTIVIDADES DO CALLIPOARTES