Callipoartes


Callipoartes – Pessoas Insignes de Vila Viçosa

O CECHAP encontra-se a desenvolver um estudo do ponto de vista sociológico, cultural e histórico sobre as personalidades de destaque que estiveram ligadas por nascença, obra ou serviços, a Vila Viçosa.

Assim, dada a importância que Vila Viçosa conquistou em termos históricos, não só localmente, mas, em determinados períodos, de projecção nacional, acreditamos que é de todo o interesse recolher, tratar e divulgar a informação relativa à cultura, história e vivência social das suas gentes e à importância que os acontecimentos e as suas personagens tiveram para o reconhecimento da região e do país. Através dos séculos, desde a sua fundação, Vila Viçosa foi berço de gente ilustre, alguns desses nomes estão firmemente gravados nas páginas de ouro da nossa história. Reis e rainhas, princesas e infantes, fidalgos e clérigos, cronistas, artistas e sábios, poetas, músicos e cantores, académicos e investigadores: Vila Viçosa jamais os esqueceu e tempos transmitido às sucessivas gerações, quer pela toponímia local quer através de monumentos de homenagem. Mas não basta recordar os nomes, é necessário juntar informação da mais destacada notoriedade.

Visando colmatar uma lacuna da história de Vila Viçosa dos últimos séculos, o projecto CallipoArtes, sob o tema «Património de Vila Viçosa e suas Gentes», tem por objectivos:

1. Contribuir para a preservação da memória e da história cultural e social do concelho de Vila Viçosa e dos seus habitantes, valorizando o papel dos calipolenses que se distinguiram pelo seu contributo cultural, intelectual, científico, artístico, político, social e religioso, concorrendo para a valorização do património identitário da região;

2. Recolher e tratar fontes documentais e testemunhos da história e vida dos calipolenses que se distinguiram pela sua acção cultural, social, artística ou noutra área;

3. Construir, tratar e difundir trabalhos monográficos e biográficos, sobre o Património Imaterial de Vila Viçosa e das suas gentes, vivências, tradições e práticas culturais mais interessantes; 4. Disponibilizar aos investigadores um conjunto de informação para estudo e investigação, nas mais variadas áreas das ciências sociais e humanas; 5. Criar um Centro de Documentação e Informação, que possa desempenhar várias valências como a promoção cultural de Vila Viçosa e do seu património, bem como a educação patrimonial a diferentes públicos-alvo.

Deste projecto já resultou a homenagem bem como publicações sobre as figuras de: Manuel Lereno, poeta de declamador e de Joaquim José da Rocha Espanca, sacerdote e cronista.

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu