A Arquitectura do Mármore
Concurso Fotográfico: A Paisagem do Ouro Branco
Concurso Fotográfico: A Paisagem do Ouro Branco
Data: 1 de Julho a 30 de Setembro
Área geográfica: Alentejano
O CECHAP realiza, em 2018, a terceira edição do concurso fotográfico A Paisagem do Ouro Branco sobre o tema “A Arquitectura do Mármore”.
O Anticlinal de Estremoz, conhecido pela zona dos mármores, (Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa), é uma das mais antigas e produtivas superfícies de extracção do mármore, “ouro Branco” em Portugal. A sua exploração remonta ao tempo dos romanos. A sua elevada qualidade foi reconhecida ao longo de séculos na aplicação em tantas obras monumentais. A lavra das pedreiras tem-se mantido ininterruptamente nos três últimos séculos, alcançando a extracção das pedreiras, um processo de desenvolvimento industrial desde o início do século passado.
O mármore é um recurso natural de grande importância socioeconómica para a região, constituindo a sua comercialização um motor de desenvolvimento para os concelhos envolvidos. O homem transformou o nobre recurso ornamental em diversas aplicações, são exemplo na arquitectura a utilização dos mármores nos edifícios, no urbanismo e na escultura no edificado de Portugal e em particular da região do Alentejo.

Pretende o concurso, enaltecer o trabalho do arquitecto, produzido pela obra artística do canteiro, mostrando a beleza do mármore quando aplicado nas molduras de portas e janelas, dando assim visibilidade a um património singular com importância na imagem urbanística e cultural, concorrendo para a promoção turística com particular interesse pelo Alentejo.
O CECHAP, consciente da importância na realização de um concurso fotográfico em que a força da imagem transporta, procurará por este meio contribuir, para a visibilidade e valorização da região, tendo em vista o enriquecimento cultural e o desenvolvimento sustentável.
A III edição do concurso de fotografia é organizado pelo CECHAP com o apoio institucional de diversas entidades públicas e privadas.