Apresentação do Projecto PHIM
Património e História da Indústria dos Mármores

Data: 9 de Janeiro de 2015

Local: Sociedade Filarmónica União Calipolense

No dia 9 de janeiro, o CECHAP apresentou o projeto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores. Este é um novo projeto cultural de âmbito científico com uma componente de investigação, que tem o objetivo de promover o inventário e o estudo da atividade industrial de extração e transformação do mármore na designada Zona dos Mármores, no Alentejo, no período 1852-1986. Está ainda prevista a criação de um centro de documentação online onde será disponibilizada informação sobre esta indústria e o respetivo património.

 O projeto PHIM é apoiado pelo INALENTEJO, pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo FEDER, no âmbito do programa de Valorização do Espaço Regional (Eixo-2). Durante os próximos meses serão promovidas atividades no âmbito deste projeto que visam salvaguardar e divulgar um património de significativa importância para a região.

A coordenacão Científica fica a cargo do IHC – Institudo de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, conjuntamente com o CEHC – Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE-IUL e do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora.

Neste seminário, marcaram presença, representantes da CCDR- Alentejo, Direccção Regional da Cultura do Alentejo, Direcção Regional da Economai do Alentejo, Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Rochas Afins, Cevalor, CIMAC – Comunidade Intermunicipal, Índice Consultores Ict& Managment e diversos membros dos órgãos autárquicos da região.

Presidiu à mesa de abertura o Arq. Paulo Barral, presidente da Assembleia-geral do CECHAP, tendo sido apresentadas as seguintes comunicações: Ricardo Hipólito (CECHAP) – “Uma voz activa na valorização do património e da comunidade”; Carolina Santos (Índice Consultores) – “Criação da imagem PHIM”; Carlos Filipe (CECHAP) – “PHIM – Mármore | Estudo | Cultura”; Prof.ª Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-UE) – “A indústria dos mármores: património e paisagem de uma atividade industrial”; Prof. Daniel Alves (IHC-FCSH-UNL) – “Temas e fontes para uma História da Industria dos Mármores (1852-1986)”.

 

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu