Slide

O projeto Artes&Letras enquadra-se no Programa Valorizar, programa este que tem como objetivo promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e a valorização do património cultural e natural do país.

O projeto Artes & Letras demonstra um elevado grau de relevância para o turismo uma vez que promove a coesão económica e social do território e o desenvolvimento do interior, pelo que se insere assim na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

O Artes & Letras pretende assim atrair mais turistas a este território, aproveitando o património cultural e criando produtos de oferta turística que preservam o legado de grandes nomes da literatura com raízes nesta região como é o caso Florbela Espanca.

Pela região foram muitos os escritores e figuras ligadas às artes que viveram ou por aqui passaram e os quais deixaram marca da sua obra e heranças literárias e nas artes e que são apreciadas por todo o mundo. Muitos outros, não tiveram uma afirmação global, quando falamos de mestres nas suas profissões, residentes que sempre mantiveram uma forte ligação ao território e aos seus recursos, experiências de vidas pessoais, familiares, comunitárias e que exprimem esses conhecimentos através da poesia popular. Daí resulta a oportunidade de criar uma oferta de turístico criativo que enfatize estas memórias e homenageie estas figuras atraindo os turistas que partilham do mesmo fascínio às suas origens e visitando locais ou conhecendo um pouco melhor a história das obras e dos seus criadores.

Como objetivos operacionais do projeto identificamos os seguintes:

    • Criação de um roteiro literário e turístico, que terá uma abrangência para os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
    • Utilização das obras de referência de autores com expressão literária e histórica na região atrás identificada.
    • Criação de um repositório de poesia popular, de autores, lugares e obras publicadas.
    • Criação de ponto (Espaço Artes&Letras) com capacidade para serviços de apoio a todo o roteiro, com possibilidade de posto informativo físico e virtual, sala de exposições temporárias e auditório de conferências
    • Promoção de eventos associados ao turismo literário e artístico que reflitam a afirmação dos atributos distintivos do Alentejo e que impulsionem o incremento de fluxos e de receitas turísticas na região
    • Realização de campanhas de marketing digital atrativas de convite à vinda de turistas à região do Alentejo

O projecto tem aprovação do Programa Operacional Regional do Alentejo (ALENTEJO 2020) de 2021/05/14, através de uma comparticipação financeira FEDER à operação com o código ALT20-06-5141-FEDER-001146, designada por Artes&Letras, apresentada pelo Beneficiário CECHAP – ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DE CULTURA, HISTÓRIA, ARTES E PATRIMÓNIOS.

Centro de Estudos CECHAP

Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa

geral@cechap.com

+351 268 889 186