Bonecos de Estremoz Declarados Património Mundial Pela UNESCO

A classificação da “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”, vulgarmente conhecida como “Bonecos de Estremoz”, foi decidida na 12ª. Reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que decorreu na Ilha de Jeju, na República da Coreia do Sul.

A elevação a Património da Cultural da Humanidade desta arte popular com mais de 300 anos, foi anunciada, tendo sido avaliada conjuntamente com mais 34 candidatas, sendo uma das 9 candidaturas finalistas.
O CECHAP envia as mais sinceras felicitações à delegação portuguesa, constituída pelo Presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, Presidente do Turismo de Portugal, Ceia da Silva, Embaixador de Portugal na Coreia do Sul, Manuel Gonçalves de Jesus, e ao Director do Museu Municipal de Estremoz, Hugo Guerreiro.

Os Bonecos de Estremoz representam ofícios e tradições do Alentejo, figuras religiosas e muitos temas urbanos e rurais, que são partilhados por várias comunidades em Portugal, mas também no Mundo inteiro.
Relembre aqui a exposição Bonecos de Estremoz em Tempo de Santos Populare promovida pelo CECHAP, na galeria Aqui d’El Arte em Julho de 2016.

confinanciado por