Conspiração e Abrigo
Portugal: País de espiões e refugiados durante a II Guerra Mundial
Portugal: País de espiões e refugiados durante a II Guerra Mundial
Conspiração e Abrigo
Data: 18 de Novembro, 16h00
Local: Quinta do Carmo
Conspiração e Abrigo
No dia 18 de Novembro, a Quinta do Carmo recebeu mais uma conferência do ciclo “Diálogos com História”.
A Prof.ª Irene Flunser Pimentel (Instituto de História Contemporânea) apresentará o tema “CONSPIRAÇÃO E ABRIGO: Portugal, país de espiões e refugiados durante a II Guerra Mundial”.
Portugal, país neutral durante a II Guerra Mundial, foi um dos poucos portos de abrigo europeus para grande número de refugiados, fugidos à guerra e à perseguição hitleriana.
Ironicamente, foi numa ditadura autoritária e nacionalista, com simpatias pelo anticomunismo e antiliberalismo do regime nazi alemão, que muitos refugiados, com costumes diferentes, comportamentos sociais e opiniões culturais e políticas diversas se relacionaram com os portugueses
A sua entrada no país foi, porém, dificultada, particularmente pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), a sua presença apenas tolerada enquanto estadia temporáriade trânsito e o exílio definitivo impedido. É sobre esse contexto de Portugal face à Segunda Guerra Mundial, que se transformou num país de troca de mercadorias e informações e de espionagem dos dois lados beligerantes que me proponho aqui falar.
É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), estando neste momen- to está a realizar um projecto de Pós-Doutoramento, aprovado pela FCT, intitulado «O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS, na transição para a democracia em Portugal».
É autora e co-autora de diversos livros, entre os quais se contam: – Textos relativos a Portugal da obra Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945 (Gótica, 2000); – Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em Fuga de Hitler e do Holocausto (Esfera dos Livros, 2006); – Salazar, Portugal e o Holocausto, com Claudia Ninhos (Círculo de Leitores, 2013); – Espiões em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (Esfera dos Livros, 2013); – O Comboio do Luxemburgo. Os Refugiados judeus que Portugal não salvou em 1940, com Margarida de Magalhães Ramalho (Esfera dos Livros, 2016).
Este conferência insere-se no ciclo “Diálogos com História e Património”, desenvolvido pelo grupo CIDADE – Cidadãos pela Defesa e Património de Estremoz.
Têm lugar em espaços diversos que estejam de algum modo associados aos temas abordados.
Os temas respeitam um critério cronológico, de forma a abordarmos vários períodos da história de Estremoz.
Três serão dedicadas à Idade Média, três à Idade Moderna e outras três à Idade Contemporânea.