Entre a Arte e a Devoção, Memória do Real Convento da Esperança de Vila Viçosa

Data:  2 de Julho de 2016

Local: Real Convento da Esperança de Vila Viçosa

Carla Avelino, autora da tese de doutoramento sobre a fundação do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Vila Viçosa, deliciou-nos com um momento sobre a história de um convento feminino da Ordem de Santa Clara existente em Vila Viçosa.

A fundação do Real Convento de Nossa Senhora da Esperança, sob protecção dos seus padroeiros, os Duques de Bragança, remonta ao século XVI.

Trata-se de um excepcional estudo que é procedido de uma introdução, contextualizando uma abordagem histórica, religiosa e literária a uma transcrição do texto manuscrito da autoria de Soror Antónia Baptista, uma religiosa professa que viveu no Convento da Esperança, intitulado Livro da Fundação do santo Convento de nossa Senhora da esperança de Villa Viçoza e de alguas plantas que em elle se criarão pera o ceo dignas de memoria, obra escrita em 1657, em Vila Viçosa, e dedicada ao rei restaurador, D. João IV.

Num ambiente conventual, de uma tarde de verão, reuniram-se aqueles que se interessam pela cultura e pela história literária feminina para partilhar o conhecimento de um passado tão recente.

Ao silêncio da palavra escrita, de uma obra descritiva, retratando o ambiente vivido entre a comunidade religiosa do Convento da Esperança foi possível, através da autora Carla Avelino, termos o contacto com a vivência transposta para os seus apontamentos que não chegaram a ver a luz da sua publicação.

geral@cechap.com​

confinanciado por