Museu Etnográfico da Olivença: Peça do mês – Caixa de Barras de chocolate

Museu Etnográfico da Olivença: Peça do mês - Caixa de Barras de Chocolate

Todos os anos, em Amsterdão, durante o mês de fevereiro, o cacau ganha destaque no Chocoa Festival . É um evento internacional em que esta deliciosa comida é a atração principal.

Com a caixa de lata que mostramos este mês fazemos uma recordação desta “doce” festa para os amantes do chocolate. É uma caixa circular contendo chocolate Tjoklat cuja fábrica foi fundada em Amsterdão em 2 de junho de 1924.

O nome original da fábrica era Holland(sch)-Zwitsersche Chocolate Factory Amsterdam . No ano de 1925, a fábrica já produzia 63 milhões de barras sob o nome de barra de chocolate Hollandsch-Swiss .

Os primeiros produtos com a marca Tjoklat só apareceram no mercado em 1936.

Tjoklat é malaio para chocolate, depois de 1972 passou a ser chamado de coklat.

Como imagem da marca, aparece uma mulher da Indonésia , em relevo, ajoelhada sobre os pés com os braços erguidos segurando uma tigela com grãos de cacau. É sobre a modelo inglesa Mady Twnsend. Jannes de Vries é responsável pelo design do conhecido logotipo.

As caixas, a princípio, eram de baquelite branca, mas em 1950 foram substituídas por estanho. Os custos de produção foram inferiores aos da baquelite.

A marca Tjoklat ainda é usada hoje.

A caixa foi doada por Francisco González Santana.

Centro de Estudos CECHAP

Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa

geral@cechap.com

+351 268 889 186

(chamada para rede fixa nacional)