Centro de estudos

Quem somos

O CECHAP é uma associação sem fins lucrativos constituída em 19 de junho de 2011, que tem como missão promover e dinamizar a cultura, a história, as artes e os diversos patrimónios, através do desenvolvimento de estudos científicos e na promoção de actividades culturais.

Presta consultoria externa e apoio à actividade cultural e científica, entre outros serviços à produção no levantamento de inventários e à publicação de estudos e monografias.

Procura ser uma voz activa na defesa do património cultural e dos interesses das comunidades, como elemento valorizador e diferenciador dos territórios e da sua herança cultural.

O CECHAP é constituído por associados, contando com uma equipa de profissionais com formação superior em diversas áreas das ciências, cooperando na investigação em parceria com instituições académicas, participando na rede científica nacional e internacional.

Conta também com um Conselho Científico, constituído por académicos professores universitários, especialistas em diferentes áreas do conhecimento, avalizando a coordenação dos estudos com qualidade  e rigor científico.

O CECHAP é ainda membro fundador do Fórum Património e subscritor da Declaração Final do Fórum Património 2017.

https://forumdopatrimonio-org8.webnode.pt/sobre-nos

Projectos Culturais e Estudos Científicos

Uma das actividades principais, desde a sua fundação são os projectos culturais e os estudos científicos em áreas diversas, que visam sobretudo a preservação da memória, a dinamização do território e a valorização das suas comunidades.
No presente o Centro de Estudos CECHAP encontra-se a desenvolver três principais projectos: O estudo sobre o Património e História da Indústria, o Callipoartes, sobre figuras consagradas de Vila Viçosa e o produto de turismo industrial com animação turística: Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz.

equipa

armando quintas

Doutorando em História pela Universidade de Évora (Programas Heritas – Estudos de Património). Mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico, Cultural e Industrial no Programa Erasmus Mundus TPTI.
É membro do CIDEHUS – Universidade de Évora e investigador do CECHAP.
Tem desenvolvido investigação sobre o património industrial e paisagens da produção no sul de Portugal.
É investigador do CECHAP desde 2012.

carlos filipe

Doutorando em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Artis – IHA). Mestre em História, Moderna e Contemporânea.
É membro do CIDEHUS – Universidade de Évora e CLEPUL-FLUL.
São suas áreas de interesse: História da Arte, História da Arquitectura e Construção, Património Religioso, Indústria das Rochas Ornamentais, Ciências da Documentação.
É co-autor e coordenador dos projectos de investigação: Rota do Mármore AEPatrimónio e História da Indústria dos MármoresCallipoartes – História das Personalidades Calipolenses.
Integra a equipa do inventário do SIPA enquanto coordenador nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
É investigador do CECHAP desde 2011, sendo um dos seus fundadores.

ricardo hipólito

Mestre em História Moderna e Contemporânea em 2014 e licenciado em História Moderna e Contemporânea em 2007.
As suas áreas de interesse são História Contemporânea, História do Turismo, História Urbana e História do Património.
É investigador do CECHAP desde 2011, sendo um dos seus fundadores.

CARLOs PERNAS

Licenciado em Design de Comunicação (2006), colabora com o CECHAP desde 2016. As suas àreas de interesse são:História da Arte, Design, Numismática e Medalhística.
Presta apoio na àrea do Design e Imagem Corporativa.


JOAQUINA PEIXINHOS

Bacharel em Educação Pré-escolar (Curso de Educador de Infância), encontrando-se a frequentar a licenciatura em História na Universidade Aberta. É investigadora auto-didata em história.
Colabora com o CECHAP desde 2013, sendo guia intérprete e responsável pela Comunicação.

VANESSA AMARAL

Licenciada em História Moderna e Contemporânea e mestranda em História Moderna e Contemporânea.
Colabora com o CECHAP desde 2013, sendo guia intérprete e responsável pela Comunicação.

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu