Intrínsecos
Intrínsecos

Galeria Aqui d’el Arte apresenta a exposição: “Intrínsecos- Vestígios de um património natural e construído no anticlinal de Estremoz”, da autoria da Jovem arquiteta Flora di Martino.

Esta mostra pretende contribuir para a reflexão da indústria dos mármores, em torno de elementos vários, como são a arqueologia, as escombreiras ou a maquinaria, enquanto artefactos técnicos, numa paisagem em constante mudança.

A exposição questiona a versatilidade da extração do mármore e o seu impacto nas forças ativas do território.

O trabalho apresentado tenta revelar os vestígios, a busca de um modus operandi adaptado à descoberta de um “arquipélago” desconhecido.

Nascer do Fogo
Nascer do Fogo

Galeria Aqui d’el Arte apresenta a exposição: “Nascer do Fogo”, encerrando assim o ano de 2018 e ao mesmo tempo dando a boas-vindas a 2019.

A exposição de Jóias, da autoria de Ana Goulão, inaugurou no 1 de Dezembro de 2018, estando incluida nas comemorações deste dia, nas instalações da Galeria AQUI D`El ARTE, no Largo D. João IV, nº 40-A, em Vila Viçosa.

A exposição apresenta jóias feitas em prata, mostrando os vários processos de criação das mesmas, desde a fundição do metal até aos últimos retoques, divulgando assim, este magnífico trabalho de artesão.

A Alma do Retrato ou O Retrato da Alma?
A Alma do Retrato ou O Retrato da Alma?

A Galeria AQUI D’EL ARTE apresenta a exposição “A Alma do Retrato ou Retrato da Alma?”, dando assim continuidade à programação no ano de 2018.

A exposição de fotografia, da autoria de Luís Viegas Mendonça, inaugura no próximo dia 3 de novembro de 2018, pelas 16h, nas instalações da Galeria AQUI D’EL ARTE, no Largo D. João IV, nº 40-A, em Vila Viçosa.

A exposição apresenta fotografias de retrato a preto e branco, incluindo nu ou semi-nu feminino, não explicito.

Esta mostra resulta de um ensaio fotográfico do artista, que pretende mostrar a sensualidade e beleza do corpo feminino, através de um jogo de luz e sombra.

Lugares Sagrados
Lugares Sagrados

A Galeria AQUI D’EL ARTE, apresentou, no dia 9 de Junho de 2018, a exposição de fotografia Lugares Sagrados – As Cubas do Sul de Portugal, da autoria de Luís Ferro, arquiteto e investigador da Universidade de Évora.

Esta exposição surgiu no âmbito de um Projeto de Investigação financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian*, que revisitando as “cubas”, pequenas construções de cúpulas cónica ou hemisférica, pretende discutir a suas origens e utilizações, enquanto marcas da paisagem do Sul de Portugal.

Refira-se que a mostra tem percorrido o Alentejo, e também já esteve exposta na Maison du Portugal – André de Gouveia, na Cidade Universitária de Paris.

*O Projecto de Investigação intitulado Lugares Sagrados: as Cubas da Kûra de Beja, foi financiado pelo Programa para a Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian (n.º 139754).

Urban Sketchers
Urban Sketchers

No mês de fevereiro de 2018, Vila Viçosa foi palco de mais um Encontro de Urban Sketchers, pessoas cuja grande paixão é desenhar locais públicos do urbanismo e da arquitetura e que transportam essa paixão para o seu quotidiano da sua vida.

Fazendo regularmente desenhos daquilo que observam, promovem os seus encontros de membros associados, participando nestas atividades e divulgando depois os seus trabalhos num blog, a que qualquer pessoa pode ter acesso, tanto para os ver como também para publicar os seus próprios trabalhos.

Desenham geralmente num caderno – o Diário Gráfico – e, através desta prática, tornam-se mais observadores, evoluindo nas suas capacidades, registando as memórias do que contemplam.

previous arrow
next arrow

Centro de Estudos CECHAP

Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa

geral@cechap.com

+351 268 889 186

(chamada para rede fixa nacional)