PHIM 2.º Workshop “Conservação e Restauro – Preservação do Património Arquitectónico, Urbanístico e Paisagístico“

Data:  18 de Abril de 2015

Local: Casa de Estremoz e Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, Estremoz

O CECHAP apresentou publicamente o projecto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores, que visa promover o inventário e o estudo da actividade industrial de extracção e transformação do mármore na designada Zona dos Mármores, no Alentejo, no período 1852-1986.

O 2.º Workshop, com o tema “Conservação e Restauro – Preservação do Património Arquitectónico, Urbanístico e Paisagístico” foi dedicado às preocupações com a preservação dos diferentes patrimónios do concelho de Estremoz.

O evento foi constituído por dois momentos distintos.

Na parte da manhã, uma conferência que contou com as comunicações do Arquitecto António Serrano, em representação da Câmara Municipal de Estremoz, da Arquitecta Rita Vale, do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, de Carlos Filipe, investigador e representante do CECHAP, e ainda do Arquitecto Manuel Lapão, em representação da Arquipélagos-Arquitectos.

Na parte da tarde, foi feita uma visita ao Palácio dos Marqueses Praia e Monforte, onde funciona a galeria de arte contemporânea de Estremoz, e assistiu-se à comunicação do historiador Dr. Hugo Guerreiro, director do Museu Municipal de Estremoz, que abordou o património dos Bonecos de Estremoz.

O projeto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 – INALENTEJO, sendo a comparticipação financeira FEDER de 139 995,55 €, num investimento total da operação de 199 993,63 €.

Os objectivos do PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores são:

1) Desenvolver um Centro de Documentação e Informação (CDI);

2) Fazer a História da Indústria dos Mármores (HIM) do Alentejo;

3) Disponibilizar informação digital através de um portal dedicado na internet.

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu