Workshop Os Mármores do Alentejo 2000 Anos de Memória e Património

Data: 30 e 31 de Maio 2019

Local:  Marmoris, Hotel and Spa, Vila Viçosa

Realizado no âmbito do estudo Património e História da Indústria dos Mármores – PHIM, este Workshop Internacional teve como objectivo a divulgação dos principais resultados da investigação em curso.

A investigação sobre a História da Indústria dos Mármores (PHIM) pretende demostrar como o domínio do conhecimento histórico, técnico, industrial e artístico sobre um determinado valor patrimonial pode sustentar a sua capacidade ou função cultural e turística. Especificamente, este estudo abrange um sector da atividade económica extremamente relevante para vários concelhos do Alentejo, onde o mármore – produto endógeno – tem ditado a história e a cultura de homens e técnicas, transformando a paisagem e a imagem da arquitetura e do urbanismo da região.

Foram ainda lançados os dois volumes da nova publicação do estudo PHIM, “Mármore – 2000 anos de História”, Vol. I – Da Antiguidade à idade Moderna e Vol. II – A evolução industrial, os seus agentes económicos e a aplicação na Época Contemporânea.

geral@cechap.com​

confinanciado por

Close Menu